REMHU divulga datas para envio de artigos para as edições de 2018

0
458
Diferentes nacionalidades, bandeiras e culturas se unem anualmente na Marcha dos Imigrantes, em São Paulo. Crédito: Rodrigo Borges Delfim/MigraMundo

Textos devem ser escritos em português, espanhol, inglês ou italiano e enviados diretamente pelo site da revista

Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo (SP)

Pesquisadores e demais interessados em enviar artigos para publicação na REMHU (Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana), editada pelo CSEM (Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios), já podem se programar para as três edições já previstas para 2018 (edições 52, 53 e 54).

A edição 52, que deve ser publicada em abril de 2018, recebe contribuições até 31 de janeiro e terá dossiê com o tema “Migrantes e Refugiados na Cidade”. Algumas das temáticas que podem ser abordadas são:

– Direito à cidade e migração;
– Fluxos migratórios para centros urbanos;
– Invisibilidade e segregação socioespacial;
– Produção social do espaço e migração;
– Movimentos populares urbanos e migrações;
– Interseccionalidades de gênero, raça, classe e geração no espaço urbano;
– Reconfiguração étnica e religiosa do espaço urbano;
– Imaginários urbanos e migração;
– Migrantes em situação de rua;

Diferentes nacionalidades, bandeiras e culturas se unem na Marcha dos Imigrantes 2016.
Crédito: Rodrigo Borges Delfim/MigraMundo

Os trabalhos devem ser escritos em português, espanhol, inglês ou italiano e devem ser enviados diretamente pelo site da REMHU. Os textos precisam ter entre 35 mil e 45 mil caracteres, incluindo espaços, um abstract e 3/5 palavras chave em inglês.

Todos os manuscritos submetidos à revista serão avaliados por dois ou mais referees anônimos, sendo o sigilo garantido em todo o processo de revisão.

Além do dossiê, a revista REMHU também recebe e avalia a publicação de artigos com temas diferentes do dossiê, desde que referentes a qualquer assunto relacionado com as migrações nacionais e internacionais.

As normas bibliográficas que devem ser adotadas pelos autores e outras informações encontram-se no site da REMHU (www.csem.org.br/remhu) ou no site da Coleção SciELO (www.scielo.br/remhu). Para qualquer informação entrar em contato no e-mail remhu@csem.org.br.

Outras edições e datas

Além da edição 52, também já foram definidos os temas de dossiê e datas das edições 53 e 54 da REMHU.

O número 53 da revista, previsto para agosto de 2018, incluirá um dossiê sobre o tema “Hostilidade Contra os Migrantes”, abarcando assuntos como xenofobia, racismo, intolerância religiosa e outras causas da violência contra o outro. Trabalhos para essa edição devem ser enviados até 15 de abril de 2018.

Por fim, a edição 54, prevista para dezembro de 2018, contará com um dossiê focado em migrações no continente africano. A entrega dos artigos para essa edição vai até 15 de agosto de 2018.

Congoleses no Rio organizam ato por paz e democracia no país natal (nov.2016).
Crédito: Divulgação

Sobre a revista

A REMHU é uma publicação quadrimestral do CSEM. Seu objetivo é oferecer ao mundo acadêmico e aos pensadores e articuladores da pastoral e das políticas migratórias análises interdisciplinares, amplas e aprofundadas de temas ligados às migrações contemporâneas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.