Conhecida como CIC do Imigrante, a unidade do Centro de Integração da Cidadania (CIC) localizada na Barra Funda (zona oeste de São Paulo) terá neste sábado (07) um mutirão de serviços e atividades voltadas especialmente para o público migrante.
Chamada de Jornada da Cidadania, a iniciativa vai das 10h às 16h e tem como objetivo levar o maior número possível de serviços gratuitos à população de imigrantes que vivem na capital e na Grande São Paulo.
Durante todo o dia, os participantes poderão solicitar a emissão de documentos como a 1ª via do RG, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, agendamento para expedição de carteira de trabalho para estrangeiro, agendamento para atendimento na Polícia Federal, inscrição no cadastro único para programas sociais e acesso ao balcão de vagas de emprego, do Posto de Atendimento ao Trabalhador.
Serão oferecidos para o imigrante diversos serviços de orientação: profissional, migratória, social, jurídica (Defensoria Pública Federal e Estadual), acesso à rede de ensino, acesso à rede de saúde, além de inscrição para cursos de português e espanhol para estrangeiros, que serão ministrados na própria unidade do CIC do Imigrante.
Também haverá a oferta de serviços de beleza e saúde como corte de cabelo, podologia e limpeza facial, exame de acuidade visual, aferição da pressão arterial, oximetria e pulso, teste de glicemia e colesterol, pesagem e orientação nutricional. O público infantil também será contemplado com apresentações musicais, brinquedos (pula-pula e piscina de bolinhas), pintura facial, algodão doce e pipoca.
Sobre o CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Em cada unidade do CIC, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, núcleo de mediação de conflitos, orientação para o consumidor oferecida pelo Procon e acesso à Justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.
A construção do CIC do Imigrante, inaugurado em dezembro de 2014, foi viabilizada por Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) que o MPT firmou com empresas acusadas de utilizar trabalho de imigrantes análogo ao escravo, como a Restoque, dona da marca Le Lis Blanc. Elas se obrigaram perante o MPT a investir em projetos sociais de auxílio à população imigrante. O próprio MPT indicou o projeto CIC do Imigrante.
O empreendimento também contou com o apoio da Inditex, dona da marca Zara, que doou R$ 6 milhões para a obra, a partir de uma parceria com a SJDC iniciada após o cumprimento de TACs com o MPT. Em 2011, uma fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 15 trabalhadores imigrantes costurando peças da marca Zara em três oficinas terceirizadas, em Americana (SP) e São Paulo (SP), em maio e junho daquele ano.
Serviço:
1ª Jornada da Cidadania no CIC do Imigrante
Data e Horário: 07/03/2015, das 10h às 16h
Local: CIC do Imigrante – Rua Barra Funda, nº 1.020, Barra Funda – São Paulo (SP)
Informações: (11) 3104-2733 ou 3115-2048
Com Planeta América Latina e Secretaria de Justiça do Estado de SP
Gostaria ter informação de onde eu posso acudir para tirar a carteira de trabalho de meu filho,ele tem 19 anos de nacionalidade Boliviana.
Ele tem todos os documentos Brasileiros em ordem como ser RNE e CPF
Olá Elena, boa noite
O mais indicado é de fato ir ao CIC do Imigrante, ali na região da Barra Funda, para pegar essa orientação. Se lá não for possível fazer esse serviço, certamente vão te indicar o local correto.
Att,
Equipe do MigraMundo