Evento é organizado por jovens que vivem na região e identificaram a necessidade de dialogar com os migrantes residentes no bairro
Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo (SP)
Atualizado em 31/08/17, às 17h55
O bairro de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, vai receber uma programação especial neste final de semana relacionada a temática migratória, com participação de migrantes e coletivos que atuam na capital paulista. O evento terá cobertura do MigraMundo.
As atividades vão acontecer na sexta (01) e sábado (02) no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (CFCCT). Para o primeiro dia estão previstas rodas de conversa com coletivos migrantes, projetos universitários e demais pessoas engajadas na temática migratória em São Paulo. No dia seguinte estão concentradas as atrações culturais ministradas por artistas migrantes – veja mais na programação ao final do texto.
Quem organiza a atividade são jovens do programa Bolsa Trabalho-Juventude, Trabalho e Fabricação Digital, projeto desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo e Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. O grupo identificou a necessidade de dialogar com os migrantes residentes no bairro e de promover uma aproximação destes com o restante da sociedade.
“Acredito que esse evento fomenta um diálogo que se faz necessário e urgente. Os migrantes e refugiados estão aqui e precisam ser ouvidos e entendidos e cabe a cada um de nós fazer essa escuta possível”, comenta Victoria Madeiro, uma das organizadoras da atividade no CFCCT.
Dados recentes da Polícia Federal em 385 mil o número de migrantes internacionais vivendo na cidade de São Paulo – tanto em bairros próximos ao centro como nos extremos da metrópole.
Programação:
1º de setembro
Local: Biblioteca -Térreo CFCCT
Rodas de conversa:
10h – Visto Permanente – apresentação de videos e diálogo com os idealizadores
16h – Migrantes na Periferia
Participantes:
– Vitor Bastos (PROMIGRAR)
– Viviana Peña (CRAI)
– Natália Lima (Educar para o mundo)
– Lida Tascón (Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas)
2 de setembro
Local: 3º andar CFCCT
12h – Exposição e Feirinha
15h30 – Oficina de Não Discriminação, As Virtudes: Ver o humano em mim e nos outros. (Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas)
16h30 – Isidro Sanene – Poesia
17h15 – Lakitas Sinchi Warmis
18h Victoria Saavedra
Migrantes nas Periferias
Data e hora: 01/09, a partir das 10h; sábado, a partir das 12h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Rua Inácio Monteiro, 6900, Conj. Hab. Sitio Conceição, São Paulo – SP
Informação: evento no Facebook
Dicas para chegar ao local (sempre pedir para desembarcar no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes):
– Saindo do Metrô Itaquera- Utilizar a condução 3756-10 – Barro Branco
– Saindo da CPTM Guaianases: utilizar a condução 3026-10 – Vila Iolanda
– Saindo da CPTM José Bonifácio: utilizar a condução 3768-10 – Vila Iolanda