publicidade
domingo, maio 19, 2024

Com CRAI Móvel, zona leste de São Paulo recebe novo mutirão de serviços para imigrantes

A Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo promove, neste sábado (17/06), o mutirão de serviços “Conexão Imigra”, para a população imigrante dos bairros do Brás, Belém e Pari.

As três localidades, na zona leste de São Paulo, são conhecidas pela presença de imigrantes entre seus moradores, uma característica que se mantém atualmente.

A iniciativa foi organizada em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação e vai ocorrer na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) João Mendonça Falcão, das 9h às 16h. 

O CRAI móvel, unidade itinerante do Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante, estará no evento para dar orientações sobre regularização migratória e sobre os direitos previstos na Lei brasileira para imigrantes nas áreas de saúde, educação e assistência social. Além disso, contará com a presença da Defensoria Pública do Estado (DPE) para orientações jurídicas e sobre direitos sociais.

Também estarão disponíveis serviços da Saúde – vacinação, orientação em saúde bucal e planejamento reprodutivo, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, educação em saúde ambiental, coleta de Papanicolau, realização de mamografia em veículo adaptado por meio de parceria privada – e da Assistência e Desenvolvimento Social – inserção e atualização do Cadastro Único (CAD Único) para programas sociais.

O que é o CRAI

Inaugurado em 2014, o CRAI é um equipamento público municipal gerido pela SMDHC de referência na atenção especializada à população imigrante da cidade de São Paulo. O espaço oferece atendimento especializado e multilíngue, com foco na orientação para a regularização migratória e acesso a serviços públicos.

Em 2019, a gestão municipal lançou uma unidade móvel do serviço, popularmente chamada de “CRAI Móvel”, com o objetivo de descentralizar o atendimento e facilitar o acesso às comunidades imigrantes.

Em maio, o CRAI Móvel esteve em Cidade Tiradentes, também na zona leste de São Paulo, realizando um mutirão de atendimento para imigrantes.

De acordo com a gestão municipal, coletivos e instituições interessadas em receber o atendimento do CRAI Móvel, em seus bairros, podem  solicitar a visita do equipamento pelo formulário bit.ly/craimovel. As informações serão analisadas e a equipe dará um retorno sobre a viabilidade de atendimento, iniciando a articulação e o planejamento conjunto com os solicitantes. 

A Prefeitura de São Paulo ressalta, no entanto, que a solicitação de visita do CRAI Móvel só pode ser feita por grupos, instituições ou equipamentos. 

Serviço

Conexão Imigra
Data: Sábado, 17 de junho de 2023
Horário: 9h às 16h 
Local: Emei João Mendonça Falcão (Rua Aristides Lôbo, S/N)

Publicidade

Últimas Noticías