Atualizado em 12/08/14
O último final de semana foi de festa para a comunidade boliviana em São Paulo, que compareceu em peso ao Memorial da América Latina para celebrar os 189 anos de independência da Bolívia, completados nos último dia 6 de agosto.
Em dois dias de festa, bolivianos e descendentes deram uma amostra tanto da diversidade cultural do país como de sua representatividade na capital paulista. De acordo com a organização, 50 mil pessoas estiveram presentes nos dois dias de evento – entre visitantes, expositores e dançarinos das diversas associações culturais que marcaram presença na festa.
Sob o nome de Eu Amo Bolívia 2014 – Fé e Cultura, o evento foi organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil (ACFBB), Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes (CPM), Bolívia Cultural e Planeta América Latina. A iniciativa contou com apoio do Consulado Geral da Bolívia e da Prefeitura de São Paulo, e teve ainda a presença do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, nos dois dias.
Leia também: São Paulo es la tierra de la inmigración, dice Haddad
Além das apresentações culturais, o público presente pode contar com diversas opções gastronômicas, venda de produtos típicos da Bolívia e serviços de apoio ao migrante. Dentre eles, destaque para orientações sobre regularização migratória, de como votar nas eleições bolivianas estando no exterior, bancarização e ações de prevenção contra violência.
Um pouco mais perto da terra natal
Estatísticas extraoficiais indicam que ao menos 350 mil bolivianos residem na capital paulista – número que pode ser ainda maior, considerando os descendentes e aqueles ainda sem registro oficial no Brasil. E seja para eles ou para os brasileiros descendentes, o evento foi uma forma de matar um pouco a saudade da terra natal ou dos antepassados. O público presente no Memorial acompanhava os desfiles com muita atenção, registrando com fotos tudo o que era possível.
“Para os bolivianos é uma sensação de sentir um pouco de estar em casa. E para mim representa uma sensação de orgulho ver que eles tem uma cultura tão forte e poder demostrar isso para os brasileiros. E vejo também que há brasileiros que gostam da cultura boliviana, acho tudo isso muito bonito”, diz o advogado José Ovidio Ortiz, filho de bolivianos.
Também filha de bolivianos, a analista de comércio exterior Monica Romano diz notar uma maior valorização da cultura de boliviana por parte dos brasileiros e poder público, dando como exemplo o apoio da Prefeitura à festa. “É cultura muito rica, são várias danças em dois dias e os grupos se preparam o ano inteiro. Ter esse evento só para mostrar essa cultura é um exemplo do quanto o Brasil está valorizando isso”, opina.
Ainda ofegante após se apresentar em uma das dezenas de grupos folclóricos presentes na festa, a modelista Janete Yamen, nascida na cidade boliviana de Oruro, fez questão de mostrar a satisfação de poder representar seu país natal. “Me sinto orgulhosa de estar aqui. Gosto muito de dançar qualquer tipo de dança. Tenho uma filha e já estou ensinando a ela a cultura boliviana”.
Com informações de Miguel Ahumada, Bolívia Cultural e Folha Internacional
[…] ← Comunidade boliviana celebra independência do país e traz a terra natal para São Paul… […]
[…] calendário oficial de eventos da capital paulista. Outro grande evento da comunidade, a festa de independência da Bolívia, também foi celebrada em São Paulo e contou com apoio da gestão […]
[…] calendário oficial de eventos da capital paulista. Outro grande evento da comunidade, a festa de independência da Bolívia, também foi celebrada em São Paulo e contou com apoio da gestão […]