publicidade
domingo, maio 19, 2024

Comunidade japonesa em SP terá o Natsu Matsuri neste domingo

O verão vai chegando ao final no Brasil e a comunidade japonesa em São Paulo, com presença marcante na cidade, vai organizar uma festa para marcar a estação e ajudar  bolsistas que estão e que irão estudar no Japão.

Estes são os objetivos do Natsu Matsuri (Festival de Verão), evento organizado em diversas regiões do Japão (em templos, beiras de rios, parques, santuários, ruas e até shopping centers) e muito popular pelas comidas típicas, apresentações de dança e músicas tradicionais.

Na capital paulista, o Natsu Matsuri 2015 chega à sua décima edição e acontece neste domingo (22) na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência, próxima à estação Ana Rosa do metrô (veja mais ao final do texto). A organização é da ASEBEX  (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão em São Paulo).

Os fundos arrecadados no evento vão ajudar os bolsistas assistidos pela ASEBEX. Para cada ano são definidos um tema e um mascote que represente todo o grupo. Para este ano, os bolsistas escolheram uma frase que está no ato 4, cena 1 da obra A Tempestade, de William Shakespeare: “Nós somos feitos do tecido que são feitos os sonhos” (tradução livre). Já o mascote adotado é um carneiro, por ser um animal calmo, harmonioso, disciplinado, que anda sempre em rebanho e que se adapta facilmente a outros ambientes.

Frase e mascote escolhidos para a edição deste ano do Natsu Matsuri de São Paulo. Crédito: Divulgação
Frase (em japonês) e mascote escolhidos para a edição deste ano do Natsu Matsuri de São Paulo.
Crédito: Divulgação

Em entrevista ao MigraMundo, Milton Eiji Kato, integrante da Comissão Geral do evento, explica um pouco mais sobre os objetivos do Natsu Matsuri e de como o evento se insere em uma cidade cosmopolita como São Paulo:

Como surgiu a ideia de começar a organizar o evento?
O evento é organizado tradicionalmente todo ano pelos participantes do Koshukai (seminário preparatório para futuros bolsistas no Japão, organizado pela ASEBEX). No final do seminário deste ano de 2015 [ocorrido em janeiro passado], já fomos avisados que seríamos encarregados de organizar o Natsu Matsuri deste ano, e resolvemos aceitar o desafio.

Além de ajudar bolsistas e estudantes brasileiros que estão indo para o Japão, quais os demais objetivos do evento?
O principal objetivo do evento é arrecadar o fundo para auxiliar os bolsistas no Japão. Além disso, o Natsu Matsuri visa:
– Manter viva a cultura japonesa nos descendentes e dos japoneses residentes no Brasil;
– Divulgar a cultura japonesa para todos os simpatizantes da mesma;
– Manter a continuidade dos seus integrantes e divulgar as atividades da ASEBEX, para o demais participantes.

Cartaz oficial do Natsu Matsuri 2015, de São Paulo. Crédito: Divulgação
Cartaz oficial do Natsu Matsuri 2015, de São Paulo.
Crédito: Divulgação

Como descendente de japoneses, o que representa para você um evento como esse?
Para mim, um evento como este proporciona uma oportunidade de encontrar familiares e amigos, conhecendo diversas novas facetas da cultura japonesa, além de se deliciar com as maravilhas da culinária típica, e curtir as atividades como apresentações de música e dança.

Além do Natsu Matsuri, que outras atividades são promovidas pela associação?
A ASEBEX tem como principal evento o Koshukai – Seminário preparatório para futuros bolsistas no Japão, com o objetivo de integrar os bolsistas e oferecer palestras sobre comportamento, história, geografia, cultura do Japão. Além deste evento ao longo do ano oferecemos a Palestra de Bolsas que divulga sobre as os treinamentos no Japão e com depoimentos de ex-bolsistas. Temos também o Aki no Kenshu, Ciclo de palestras voltadas para ex-bolsistas recém-chegados do Japão e interessados em geral, promovido para auxiliar os ex-bolsistas na readaptação e a encontrarem oportunidades de emprego.

Existe alguma relação ou diálogo da associação com outras entidades ligadas a outras comunidades migrantes e de descendentes?
Sim, a ASEBEX mantém relações com entidades japonesas que oferecem bolsas de treinamentos para o Japão, o KENREN (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), JICA, Consulado Japonês, apoiando estes na divulgação de suas bolsas. Além de manter uma relação com as entidades japonesas jovens como Seinen Bunkyo, ABEUNI e JCI.

Na sua opinião, que tipo de mensagem esse evento traz para uma cidade cosmopolita como São Paulo?
Este tipo de evento ajuda a comunidade de nikkeis e simpatizantes da cultura a reforçarem esta identidade, buscando valores das raízes dos nossos pioneiros, mas também ao mesmo tempo nos reconhecermos como parte de uma cultura muito rica, maravilhosa e acolhedora que é São Paulo e o Brasil.

Natsu Matsuri 2015
Data e horário: domingo (22/03), das 10h às 18h
Local: Associação Hokkaido de Cultura e Assistência
Endereço: Rua Joaquim Távora, 605 – Vila Mariana, São Paulo (perto do metrô Ana Rosa)
Entrada: R$ 10 (antecipado) e R$ 12 (na porta)
http://www.natsumatsuri.com.br/

 

Publicidade

Últimas Noticías