Depois do Carnaval, São Paulo terá Ano Novo Chinês neste fim de semana

0
607

Depois da folia, hora de comemorar a chegada de um novo ano. Sim, esse “salto no tempo” será possível em São Paulo neste fim de semana (21 e 22), com a celebração do Ano Novo Chinês no bairro da Liberdade.

Organizada pela Junior Chamber Internacional (JCI) Brasil-China, a festa do Ano Novo Chinês chega à sua décima edição  – realizada desde 2006, passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de em São Paulo já no ano seguinte. A expectativa da organização é de reunir cerca de 160 mil pessoas nos dois dias de festa – média de público semelhante a de edições anteriores.

Cerca de 160 mil pessoas são esperadas para o Ano Novo Chinês em São Paulo. Crédito: Divulgação
Cerca de 160 mil pessoas são esperadas para o Ano Novo Chinês em São Paulo.
Crédito: Divulgação

“A festa é uma oportunidade de mostrar a cultura milenar chinesa, oferecer entretenimento e intercâmbio cultural entre países tão distantes como Brasil e China. É também uma amostra da diversidade cultural que abraça a cidade de São Paulo”, resume Cheung Ka Wai, coordenador do evento, presidente da JCI Brasil-China e um dos representantes imigrantes do Conselho Participativo da Subprefeitura da Sé.

Cerca de cem voluntários serão mobilizados para garantir a realização do evento, que contará com um palco na Praça da Liberdade para apresentações de danças típicas, musicais e demonstrações de artes marciais. Além, é claro, da culinária chinesa.

Festa é uma grande oportunidade para conhecer melhor a cultura chinesa e permitir o intercâmbio com outras culturas. Crédito: Divulgação
Festa é uma grande oportunidade para conhecer melhor a cultura chinesa e permitir o intercâmbio com outras culturas.
Crédito: Divulgação

Vem aí o ano da cabra

A virada para o Ano Novo Chinês acontece sempre entre os meses de janeiro e março. Como os orientais se baseiam no calendário lunar, a cada ano essa virada se dá numa data diferente conforme o calendário ocidental. Embora a virada oficial já seja no próximo dia 19, a festa em São Paulo acontece só no final da semana. Em 2014, o evento ocorreu entre os dias 1 e 2 de fevereiro.

Cada ano é regido por um dos 12 animais do horóscopo chinês: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e javali. O ano de 2015 para os chineses é 4713 e será regido pela cabra.

Para os chineses, o ano da cabra é de concretização, de conquistas. Eles consideram ainda que este será um ano produtivo , criativo e sensível, bom para estreitar relacionamentos familiares, com os amigos e criar novas amizades.

Maiores informações podem ser obtidas no site do evento: http://anonovochines.org.br/

Com informações do Portal Nikkei