publicidade
quarta-feira, maio 22, 2024

Fim de semana em SP terá carnaval andino, Copa Gringos, festival japonês e feira do leste europeu

É possível dar uma verdadeira volta ao mundo sem sair de São Paulo. E este final de semana em especial será uma nova prova inquestionável dessa característica da cidade.

Pelo menos quatro grandes eventos vão mobilizar diversas comunidades migrantes entre sábado e domingo. Difícil será arrumar horário na agenda para visitar todos, mas vale a pena o esforço para acompanhar pelo menos um deles. Saiba um pouco mais sobre cada uma das atividades e as atrações previstas:

Carnaval Andino Yunza

Tradicional festa das comunidades andinas, em especial da peruana, o carnaval andino Yunza chega à sua quarta edição em São Paulo.

A Yunza terá apresentações culturais de música e dança típica, mostra e venda de artesanatos e pratos típicos que caracterizam a rica culinária do Peru apresentada pela comunidade peruana residente na cidade de São Paulo. O evento tem por objetivo a inserção social a valorização da diversidade cultural a preservação dos costumes e o “bem viver” das comunidades migrantes que coabitam na cidade.

Além das atrações culturais, a Yunza contará com diversos serviços voltados aos migrantes, como emissão de carteira de trabalho, cadastro em programas sociais e ações de orientação social, jurídica e psicológica.

A Yunza é uma realização do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), em parceria com o Consulado Geral do Peru em São Paulo e a Associação Latino Americana de Arte e Cultura Andina.

Apresentações de dança é música agitaram o publico na Yunza. Crédito: Divulgação
Apresentações de dança é música agitaram o publico na Yunza 2014.
Crédito: Divulgação

Em 2014, cerca de 10 mil pessoas transformaram a Praça Cívica Ulysses Guimarães, no Parque Dom Pedro II, em um pedacinho do Peru em São Paulo.

4º Festival Cultural de Carnaval Andino Yunza 2015
Data e horário: dia 22 de março, das 10h às 20h
Local:
 Centro Esportivo Tietê
Endereço:
av. Santos Dumont, 843, Luz, São Paulo (SP) – próximo à estação Armênia do Metrô
Entrada: gratuita
Organização: Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante/CDHIC, Consulado Geral do Peru em São Paulo e Associação Latino Americana de Arte e Cultura Andina/ALAC. Apoio da Prefeitura de São Paulo
Informações: Telefone (11) 2384-2275
Email: [email protected] e [email protected]

Natsu Matsuri

Também no domingo, das 10h às 18h, acontece na Vila Mariana o Natsu Matsuri 2015, festival de verão celebrado em diversas regiões do Japão. O evento é organizado pela pela ASEBEX  (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão em São Paulo) e tem como objetivo arrecadar fundos para bolsistas e estagiários brasileiros que estarão embarcando para o Japão. É aberto a todo o público interessado em conhecer um pouco mais sobre a rica cultura japonesa.

Frase e mascote escolhidos para a edição deste ano do Natsu Matsuri de São Paulo. Crédito: Divulgação
Frase e mascote escolhidos para a edição deste ano do Natsu Matsuri de São Paulo.
Crédito: Divulgação

A cada edição, o evento conta com uma média de 1.000 visitantes que poderão acompanhar diversas atrações musicais, sorteios, bingo, comidas típicas japonesas e também brasileiras.

Natsu Matsuri 2015
Data e horário: domingo (22/03), das 10h às 18h
Local: Associação Hokkaido de Cultura e Assistência
Endereço: Rua Joaquim Távora, 605 – Vila Mariana, São Paulo (perto do metrô Ana Rosa)
Entrada: R$ 10 (antecipado) e R$ 12 (na porta)
http://www.natsumatsuri.com.br/

Copa Gringos

Sucesso em 2014, a Copa Gringos continua em 2015 com novo formato e novos times na disputa. Serão 24 seleções reunidas em um único final de semana no Clube Lausanne, zona norte de São Paulo.

O formato compacto, disputado em apenas um final de semana, visa facilitar a reunião de mais times para enriquecer a disputa e a possibilidade de intercâmbio entre diferentes culturas e comunidades em São Paulo.

Bolívia vence mais uma e mostra que ainda está na briga pela Liga Gringos. Crédito: Stephane Darmani
Copa Gringos é mais um dos eventos que vai agitar migrantes e descendentes em São Paulo.
Crédito: Stephane Darmani

Festival Copa Gringos
Data e horário: 21 e 22/03, das 13h às 19h
Local: Clube Lausanne
Endereço: Rua Maria Bandini Savoy, 172 – Lauzanne Paulista, São Paulo (SP)
Entrada (para o público): gratuita

Feira do Leste Europeu

Evento já tradicional na região da Vila Prudente, a Feira do Leste Europeu reúne mensalmente representantes de comunidades do leste e centro da Europa. Organizado pela Associação dos Moradores e Comerciantes do Bairro de Vila Zelina (Amoviza), reúne manifestações culturais (como artesanato, danças e comidas típicas) de Lituânia, Rússia, Ucrânia, Bulgária, Croácia, Hungria, Polônia, República Tcheca e Romênia.

A feira prevê ainda uma oficina cultural gratuita de pintura artesanal de ovos com motivos lituanos, que será ministrada pela professora Márcia Tuskenis.

Imigrantes e descendentes do leste europeu se unem para o aniversário da Vila Zelina. Crédito: Paulo Illes
Imigrantes e descendentes do leste europeu se unem para o aniversário da Vila Zelina, em 2014. Feira vai reuni-los novamente neste final de semana
Crédito: Paulo Illes

Feira do Leste Europeu de Vila Prudente
Data e horário: 22/03, das 10h às 17h
Local: Rua Aracati-Mirim, Vila Prudente – São Paulo (SP) – ao lado do Parque Ecológico de Vila Prudente
Entrada: gratuita

 

Publicidade

Últimas Noticías