Disponível em e-book para download gratuito, “Guia de Cinema e Migrações Transnacionais” reúne colaborações de pesquisadores e ativistas do Brasil e do exterior
Do MigraMundo
Em São Paulo
Como as migrações têm influenciado produções no cinema? O “Guia de Cinema e Migrações Transnacionais”, livro recém-lançado em formato e-book pela editora da UFRR (Universidade Federal de Roraima), ajuda a dar uma ideia.
Disponível para download gratuito (clique aqui para acessar e baixar) no site da editora, a obra reúne textos com comentários e análises sobre 42 produções nacionais e do exterior sobre migrações transnacionais. Ao final, outros 29 filmes também têm seus nomes citados.
Os autores dos textos são pesquisadores e ativistas nacionais e internacionais convidados que atuam no âmbito das migrações. A organização do livro ficou por conta dos pesquisadores Denise Cogo e Rafael Tassi Teixeira, ambos com longo histórico de colaborações em relação à temática.
A escolha dos 42 filmes é fruto de uma pesquisa de dois anos que analisou um total de 1.200 produções sobre a temática migratória. Todos os selecionados se encaixam em um recorte que contempla obras lançadas a partir da década de 1990 e nas quais a migração transnacional seja central na linha narrativa.
Segundo o texto de apresentação da obra, a escolha dos longas para a publicação buscou ainda “evidenciar como diferentes países produzem narrativas no cinema sobre as transformações geopolíticas globais e dinâmicas socioculturais, políticas, econômicas e comunicacionais contemporâneas, em que se articulam passado e presente, próximo e distante, familiar e estranho”.
Muito mais do que momentos de entretenimento, sofá e pipoca, filmes como esses têm potencial para chamar a atenção para a migração, um fenômeno histórico e cotidiano que cada vez mais se faz presente mundo afora.
Parte dos 71 filmes mencionados ou analisados pela obra também constam de uma lista com mais de 80 prduções sobre migrações que está disponível no MigraMundo. Outras produções devem expandir essa lista em breve.