Todo ano, a Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) utiliza um tema diferente para chamar a atenção sobre o refúgio. Em 2014, para marcar o Dia Mundial do Refugiado, decidiu destacar a força e a superação de milhões de pessoas ao redor do mundo forçadas a fugir de suas casas devido à guerra ou ao abuso aos direitos humanos.
A novidade deste ano é que a Acnur pede que pessoas de todo o mundo mostrem seu apoio às famílias forçadas a fugir, por meio do compartilhamento de uma história sobre refugiado. Membros da sociedade civil podem ler, ver e compartilhar histórias sobre refugiados no site stories.unhcr.org/pt e também podem fazer o upload da própria experiência. O slogan é “Uma Família Separada pela Guerra Já é Demais”.
A exemplo de campanhas anteriores, a deste ano também conta com a participação de celebridades prestando apoio aos refugiados por meio de vídeos, como o escritor afegão Khaled Hosseini, a superstar chinesa, Yao Chen, a atriz alemã Diane Kruger e o cantor colombiano Juanes. Um desses vídeos, de Hosseini, pode ser visualizado abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=pF_3cd-zIW8
Em 2013, o tema escolhido foi lembrar a diferença que um minuto pode fazer na vida de um refugiado (pegando como gancho a estimativa de oito refugiados por minuto no mundo). No ano anterior, a Acnur lançou um aplicativo, com versões para celulares Android e iPhone, que simula decisões que uma pessoa em contextos de perseguição ou de conflito armado é obrigada a tomar – um passo errado pode custar a própria vida.
[…] ← Nova campanha da ONU destaca força e superação de famílias refugiadas […]