Poucos têm ideia, mas os peruanos estão entre os imigrantes com maior presença atualmente em São Paulo, juntamente com bolivianos e paraguaios. E uma boa forma de conhecer tal comunidade e da mesma ter sua importância reconhecida é prestar atenção em suas manifestações culturais, como a 2ª Festa Cultural de Carnaval Andino (YUNSA).
O evento, que acontece no próximo dia 7 de abril no Parque do Belém, zona leste de São Paulo, é muito tradicional no Peru e deve atrair milhares de membros dessa comunidade, mas também são esperados representantes de outras nacionalidades e brasileiros. Ou seja, trata-se de uma bela forma de aproximação entre os antigos e novos moradores da metrópole.
Na edição de 2012, cerca de 6.000 pessoas participaram da YUNSA, apesar da pouca divulgação e da baixa visibilidade alcançada na mídia. Para este ano, segundo previsões dos organizadores, a expectativa é de que o público presente chegue a 7.000 pessoas.
Além das atividades culturais, a YUNSA também terá serviços de utilidade pública para os imigrantes, como barraca de informações sobre regularização migratória, e é uma oportunidade de integração entre famílias de imigrantes que residem em São Paulo.
O evento, que teve sua primeira edição no ano passado, é organizado pelo Centro de Direitos humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), Associação Latino Americana de Arte e Cultura (ALAC) e pelo Consulado do Peru. O termo YUNSA significa “cortamonte”, ou seja, derrubar a árvore para colher os frutos, é uma apologia a Mãe-Terra que todo nos dá.
Serviço:
2ª Festa Cultural de Carnaval Andino (YUNSA)
Domingo, 7 de abril de 2013, das 10h às 19h
Parque do Belém – av. Celso Garcia 2231, Mooca, São Paulo
Entrada gratuita