Opções de atividades envolvendo migrações incluem cinema, debates, exposição e lançamento de relatório
Por MigraMundo Equipe
Em São Paulo
A semana do dia 18 de dezembro – lembrado como Dia Internacional do Imigrante – costuma ser uma espécie de fechamento de trabalhos do ano. Aproveitando o gancho, uma série de atividades costumam ocorrer por esses dias – e o MigraMundo lista algumas delas, em São Paulo e outras cidades brasileiras.
A programação é bem diversa, assim como a temática migratória. Seminários, exposições, lançamento de relatórios e exibição de filmes estão entre as atrações.
Dia 17
No dia 17 acontece em São Paulo o Seminário “Migrações Internacionais – Fronteiras em Movimento”, promovido pela Cruz Vermelha Brasileira e pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). O evento vai das 10h às 16h e acontece na sede do MPSP – Auditório Luiz Felipe França, 9º andar.
O evento é gratuito, mas é necessário inscrição – basta acessar o formulário aqui, que também inclui a programação.
Durante o seminário serão abordados três grandes temas: os pactos globais e políticas migratórias – e seus efeitos sobre o contexto nacional; acolhimento e garantia de direitos de migrantes em situação vulnerável; e êxitos e desafios quanto à saúde de migrantes e refugiados.
Dia 18
No Dia Internacional do Imigrante propriamente dito acontecem duas grandes atividades na capital paulista.
Uma delas, das 17h30 às 19h30, na sede do CRAI (Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante) – Rua Major Diogo, 834, Bela Vista – é o lançamento de um informe que traça o perfil dos imigrantes atendidos pela instituição ao longo de seus cinco anos de funcionamento. Este evento terá cobertura do MigraMundo.
O lançamento do estudo é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.
Também no dia 18, das 15h30 às 18h30, acontece no auditório Lupe Cotrim (da ECA-USP, em São Paulo) o Cinedebate “Recomeços de Migrantes em São Paulo”. O evento consiste na exibição do curta-metragem “Recomeços: a história de superação de uma família de venezuelanos no Brasil”, seguido de um debate.
O evento também é gratuito, mediante inscrição feita por meio deste link.
A organização é do grupo de pesquisa “Movimentos Econômicos & Migratórios – MEMI”, ligado ao PROLAM USP, e a ONG Cruzando Histórias .
Até 22 de dezembro
Nesta semana acontecem as projeções finais do 4º Festival Internacional de Cinema sobre Migração, promovido pela OIM (Organização Internacional para as Migrações) em diferentes cidades brasileiras.
O festival teve início em 3 de dezembro e já passou por Curitiba e Manaus. Outras cinco cidades – além da capital paranaense – recebem projeções do festival neste semana – veja a programação completa aqui.
Belo Horizonte (MG) – 18 a 22/12
Boa Vista (RR) – 18/12
Curitiba (PR) – 18/12
Pacaraima (RR) – 18 e 20/12
Brasília (DF) – 22/12
São Paulo (SP) – 18 e 21/12
Até 20 de dezembro
Também entra em sua última semana a exposição “Ojidu – Árvore da Vida Warao”, em cartaz no museu A CASA, em São Paulo (das 10h às 18h30).
O evento divulga a arte ancestral de indígenas venezuelanas da etnia Warao feita com palha de buriti – técnica que serve também como meio de subsistência dessa população.
A exposição é realizada em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a organização não-governamental Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), a União Europeia e o governo federal.