publicidade
domingo, dezembro 22, 2024

Brazil Talks debate Jornada do Repatriado em evento em São Paulo

Por meio de eventos online e presenciais, Brazil Talks visa compartilhar conhecimentos e boas práticas em mobilidade global e servir ainda como espaço de networking entre profissionais do setor

Muito se fala sobre o processo de expatriação de colaboradores por empresas. No entanto, o caminho contrário também deve ser alvo de atenção. Pois será esse justamente o tema da quarta edição da Feira de Negócios do Brazil Talks.

O encontro vai ocorrer em São Paulo, na próxima quinta-feira, 15 de agosto, a partir das 8h30 na Amcham Business Center, no bairro Chácara Santo Antônio (zona sul), e terá cobertura in loco do MigraMundo. O local já é um velho conhecido do setor de Global Mobility, servindo como sede de eventos como o ABEMMI Summit e o LATAM ERC Regional Summit São Paulo, além de outras atividades do próprio Brazil Talks.

Os ingressos para o evento estão disponível por meio da plataforma Sympla.

Escolha pela “Jornada do Repatriado”

A ideia de se discutir a repatriação no processo de Global Mobility veio do comitê organizador do Brazil Talks, como forma de preencher uma lacuna que existe sobre o assunto no setor.

“Tão relevante quanto a ida, é a volta. Retornar ao país de origem requer planejamento e suporte tanto para o assigned, quanto para a família e para a equipe. Abordamos nos eventos anteriores sobre a jornada do expatriado e tivemos um excelente retorno. Agora estamos preparando um evento falando do retorno, do processo de repatriação, que não é incomum ser deixado para ‘depois’ ou não planejado como devido”, explica Janaína Chezanoski, profissional de mobilidade global e diretora na consultoria GLOMO, além de integrante do comitê do Brazil Talks.

Em maio, o evento Super Talks Rio teve a “Jornada do Expatriado” como tema. Por meio desse guarda-chuva, buscou-se a promoção de debates sobre os desafios, aprendizados e soluções para os momentos singulares enfrentados por expatriados e co-expatriados, junto às suas famílias, durante as mudanças de países. Um pensamento que vale tanto para aqueles que estão a caminho de um país diferente do que nasceu quanto para aqueles que estão retornando de uma expatriação.

As discussões no evento no Rio ainda enfatizaram a importância do treinamento intercultural para ajudar a lidar com esse cenário.

“Sem dúvida será um evento com trocas, aprendizado, experiências e networking. O Brazil Talks sempre se propõe a inovar e elevar o conhecimento para a indústria. Este ano não será diferente”, completa Chezanoski.

O que é o Brazil Talks

O Brazil Talks foi criado em abril de 2020, logo no começo da pandemia de Covid-19, com o propósito de compartilhar conhecimentos e melhores práticas da área de Recursos Humanos e Mobilidade Global, por meio de atividades presenciais e online.

Em agosto de 2023, o Brazil Talks promoveu a terceira edição de sua feira de negócios, acompanhada in loco pelo MigraMundo. O tema foi Diversidade e Inclusão (D&I) no contexto de Global Mobility, que representa um grande desafio para a área. Segundo a consultoria Mercer, mais da metade das empresas de mobilidade global no mundo não tem ou não implementa de fato ações nessa direção.

Uma outra função do Brazil Talks em si é oferecer um melhor entendimento sobre o que é Mobilidade Global. Isso porque esse ainda é um conceito permeado por estereótipos, como o de ser associada a profissionais de nível executivo e empresários.

Em dezembro do ano passado também, o Brazil Talks promoveu o Brazil Talks Awards, que reconheceu destaques do mercado de Global Mobility no país. A edição do prêmio deste ano, inclusive, já está agendada para 28 de novembro, também em São Paulo.

Publicidade

Últimas Noticías