publicidade
quarta-feira, janeiro 22, 2025

Na Barra Funda, projeto com imigrantes integra escola e família com atividades de bordado

Por Cidade Escola Aprendiz
Crédito da imagem: Andresa Medeiros/Equipe de Base Warmis

Tecer histórias de vida enquanto imagens são costuradas em tecidos. Este é apenas um dos objetivos da atividade “Memória em cada Ponto”, que acontece nesta quarta-feira (18) na EMEI Antônio Figueiredo Amaral, situada no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo.

Além da ação formativa a partir das técnicas de costura, a atividade propõe um momento de encontro e troca de saberes entre educadoras, crianças e familiares. Organizada pela Associação Cidade Escola Aprendiz, a atividade será realizada em parceria com a Equipe da Base Warmis – Convergência de Culturas e com a designer Letícia Matos, idealizadora do projeto 13 Pompons, que ministrarão oficina envolvendo o bordado de tecidos e contação de histórias pessoais, além de confecção de tricô de dedo e pompons junto às crianças.

A Warmis é formada por mulheres imigrantes voluntárias, que têm como intuito promover melhores condições de vida a comunidades imigrantes, por meio de projetos e oficinas que discutem os direitos dessa população no país. Já o projeto 13 Pompons realiza intervenções urbanas que estimulam a ocupação da cidade de forma criativa e colaborativa. Com suas cores e formas, as tramas do tricô atraem a atenção das crianças, transmitindo uma sensação de carinho e aconchego, além de humanizar as relações e o espaço urbano.

Integração de famílias imigrantes

A atividade integra uma das ações do Projeto Integração Família Rede Socioeducativa, promovido pela Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a DRE-Ipiranga e apoio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

O objetivo principal do projeto é fomentar a integração de famílias imigrantes latino-americanas aos diversos espaços e equipamentos do centro de São Paulo. Os dois principais pontos de conexão com essas comunidades são duas escolas municipais, cujo público contempla um grande número de estudantes imigrantes e/ou filhos de imigrantes.

Entre as estratégias adotadas, o projeto pretende apresentar dados relativos aos principais desafios na integração das comunidades latino-americanas a partir de um diagnóstico socioterritorial que revela as condições de vida das crianças imigrantes na região central de São Paulo.

Trabalho em rede

No intuito de formar uma rede em torno da questão da imigração, o projeto já realizou uma série de parcerias com os equipamentos socioeducativos e culturais que atuam no território, como o Fórum da Criança e do Adolescente Sé, Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM), Rede Social do Senac Tiradentes, Conselho Participativo da Subprefeitura Sé, entre outros.

Sobre o Programa Cidades Educadoras

O Projeto Integração Família Rede-Socioeducativa integra o Programa Cidades Educadoras desenvolvido pela Associação Cidade Escola Aprendiz. Criado em 2015, o programa visa fortalecer a demanda social por Cidades Educadoras no Brasil por meio de projetos e experiências voltados à integração entre comunidades, escolas e territórios. Trazendo o acúmulo e as metodologias de 18 anos de atuação da proposta Bairro-escola, o programa também é responsável por produzir e disseminar conteúdos relacionados à temática, além de identificar e apoiar políticas públicas que possam contribuir com a formação de Cidades Educadoras no país. Conheça o Programa Cidades Educadoras

Serviço
Memória em Cada Ponto
Quando: 18/5
Horário: das 15h30 às 16h30
Onde: EMEI Antônio Figueiredo Amaral
Local: R. Leonardo Jones Júnior, 34 – Barra Funda – São Paulo (SP)

Publicidade

Últimas Noticías