Fim de semana de folia no Brasil com toque chinês? Esse ano tal combinação é possível em razão do Ano Novo Chinês em 2024 coincidir justamente com o sábado de Carnaval (10).
De acordo com o calendário lunar, seguido por algumas escolas chinesas, a partir deste sábado começa a valer o Ano do Dragão. Ele irá se estender até 28 de janeiro de 2025, quando virá o Ano da Serpente. Quando se é considerado o calendário solar, o novo ano do Dragão começou a valer já em 4 de fevereiro.
Durante as festividades do Ano Novo Chinês, chegam a durar duas semanas, milhões de pessoas se deslocam pela China país para rever os familiares e trocar presentes. A data é comemorada também em países vizinhos como Coreia do Sul e Japão, e em nações com uma população de origem chinesa significativa. É o caso do Brasil
O MigraMundo destaca abaixo ao menos duas dessas festividades, que vão acontecer em São Paulo e em Foz do Iguaçu. A cidade paranaense, inclusive, foi escolhida para sediar a próxima Comigrar (Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia), no mês de junho.
São Paulo: caminhada pelo bairro da Liberdade
Na capital paulista, as festividades ligadas ao Ano Novo Chinês costumam mobilizar milhares de pessoas, entre admiradores da cultura do país asiático e grupos ligados diretamente à comunidade chinesa.
Também há opções mais intimistas, como a oferecida pelo Chinese Bridge Club in São Paulo, em parceria com a operadora São Paulo da Garoa. A atividade, marcada para sábado (10), oferece uma experiência imersiva histórica e cultural, mostrando a herança e presença chinesas no bairro da Liberdade.
As visitas guiadas serão focadas nas festividades do Ano Novo Chinês no Templo Lohan, um centro tradicional de treinamento do Kung Fu (arte marcial) e Budismo (filosofia e religiosidade) Shaolin. Os ingressos custam R$ 50 e podem ser adquiridos no site do São Paulo da Garoa, a partir deste link.
Foz do Iguaçu: evento gratuito na Praça da Paz
Já em Foz do Iguaçu, a festa do Ano Novo Chinês acontece no domingo (11), na Praça da Paz, localizada na Rua Barão do Rio Branco, aberta ao público.
A atividade é organizada pela Embaixada da República Popular da China no Brasil e Consulado Geral da China em São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina).
Entre as atrações previstas estão a Banda Ibrachina Musical Project, que adapta canções em mandarim para ritmos brasileiros, o Grupo de Música Tradicional Chinesa e Grupo de Macau. O local será decorado com a temática da data e terá programações culturais que integram as culturas brasileira e chinesa.
As celebrações do Ano Novo Chinês em Foz do Iguaçu tiveram início em 2020. No ano passado, foi sancionado o Projeto de Lei nº 06/2023, que oficializou a festa no calendário oficial de eventos da cidade.