Textos do MigraMundo integram a coleção Portas Abertas, de ensino de português para imigrantes

Objetivo da coleção é contribuir para aprendizagens da Língua Portuguesa a partir de temas importantes para o fortalecimento da cidadania da população migrante que frequenta o projeto Portas Abertas

1
63
Capa da Coleção Portas Abertas, desenvolvida pela Prefeitura de São Paulo para o ensino de português para imigrantes
Capa da Coleção Portas Abertas, desenvolvida pela Prefeitura de São Paulo para o ensino de português para imigrantes. (Foto: Reprodução)

A nova edição da Coleção Portas Abertas, cartilha usada pela Prefeitura de São Paulo nos cursos de português para imigrantes, conta com dois textos do MigraMundo usados para as atividades de aprendizagem propostas no material.

A cartilha foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Entre os temas presentes nas atividades propostas pelo material estão o combate ao racismo e ao machismo e o respeito à diversidade de gênero.

A coleção é composta por três volumes – Básico, Intermediário e Avançado – e traz atividades para o ensino de Língua Portuguesa para imigrantes. Seu objetivo é contribuir para aprendizagens da Língua Portuguesa a partir de temas importantes para o fortalecimento da cidadania da população migrante que frequenta o projeto. 

Os dois textos aproveitados do MigraMundo integram o volume 3 da cartilha. Em um deles é abordado o aplicativo OKA, desenvolvido pelo Instituto Igarapé e que visa auxiliar imigrantes a encontrar serviços voltados a eles em três cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Boa Vista); o outro é sobre uma campanha lançada em 2019 pelo governo de São Paulo para conscientização da sociedade sobre os imigrantes e combate à xenofobia.

A reprodução do material conta com autorização do MigraMundo, que vê tal aproveitamento como uma forma de colaborar ainda mais para uma visão mais humanizada sobre as migrações, seja entre os brasileiros, seja entre os próprios migrantes.

Conteúdos de outros veículos de informação, como o jornal Brasil de Fato e o portal Catraca Livre, também foram utilizados para a elaboração da cartilha e de suas atividades.

Confira os três volumes da Coleção Portas Abertas:

Portas Abertas – Português para Imigrantes – Básico

Portas Abertas – Português para Imigrantes – Intermediário

Portas Abertas – Português para Imigrantes – Avançado


*Venha ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo! Veja nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

*Gostaria de ingressar em nosso grupo de WhatsApp para receber em seu celular as atualizações do MigraMundo? Envie seu nome e telefone para blogmigramundo@gmail.com

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui