publicidade
quarta-feira, janeiro 22, 2025

Brazil Talks Awards elege destaques de Global Mobility em 2024; veja quem são

Premiação anual promovida pelo Brazil Talks visa reconhecer e divulgar boas práticas no setor de Global Mobility no Brasil, contribuindo para seu aperfeiçoamento

Quais foram os profissionais e projetos da área de Global Mobility que se destacaram neste ano? O que podemos aprender com cada um deles? Essas foram duas perguntas respondidas a partir do Brazil Talks Awards, cuja edição 2024 ocorreu na noite da última quinta-feira (28) em São Paulo.

O Brazil Talks Awards é uma iniciativa promovida pelo Brazil Talks, espaço de compartilhamento de experiências e boas práticas em Mobilidade Global, criado por profissionais do setor que atuam em diferentes empresas e projetos ligados à área.

“O Awards é a melhor forma que o Brazil Talks encontrou para reconhecer o trabalho da comunidade de profissionais que trabalham nessa indústria. Precisamos levar o conceito de Talent Mobility como uma área estratégica para as empresas, pois com certeza podemos contribuir trazendo resultados mais sustentáveis e diversos”, explica Patricia Tavares, cofundadora do Brazil Talks.

Além das premiações e do networking costumeiro, o Brazil Talks Awards contou ainda com a palestra “Felicidade Corporativa”, ministrada por Daniela Galhardo, Sócia Fundadora da Girasole Desenvolvimento Humano.

Patrícia Tavares (e) e Vanessa Romão (d), cofundadoras do Brazil Talks. (Foto: Roberto Oya)

As categorias e seus premiados

O Brazil Talks Awards reconheceu destaques do setor de Global Mobility neste ano por meio de cinco categorias. Para quatro delas foi feito um chamado para indicações, que ficou aberto até o final de outubro.

Veja abaixo mais sobre cada categoria e o projeto/profissional contemplado:

Categoria: Gestão de Desafios em Talent Mobility
Ação vencedora: Transformando Culturas Organizacionais através de Capacitação e Inclusão
Empresa: Danilo Rodrigues, PremierDS

Danilo Rodrigues lidera um projeto inovador para capacitar minorias negras, trans, LGBTQIA+ e refugiados no setor de mobilidade global, promovendo equidade, diversidade e pertencimento. O objetivo é fomentar um mundo mais diverso para a área de Talent Mobility não só no Brasil como em todo o mundo. E com letramento e empatia, gerar impacto organizacional e social.

“Identificamos a falta de representatividade dessas comunidades nas empresas que operam nessa área e reconhecemos a oportunidade de criar um caminho concreto para sua inserção profissional. A solução proposta envolve a parceria com o grupo Diologia Casa da Diversidade para estruturar um programa de capacitação que, com o apoio do Brazil Talks e empresas parceiras, patrocina um curso completo de e-learning do Brazil Talks ou outros, e um curso de inglês por até 1 ano e meio, explica Rodrigues acerca da proposta.

(Foto: Roberto Oya)

Categoria: Melhores Práticas de ESG para Talent Mobility
Ação vencedora: plantio de Árvores por Expatriado (One Tree Planted)
Título: Mobilidade Global Sustentável – Compromisso com o Meio Ambiente
Empresa/ PremierDS

A PremierDS está plantando uma árvore na Floresta Amazônica para cada expatriado apoiado, unindo mobilidade global à sustentabilidade. A iniciativa reflete o compromisso da empresa em deixar um mundo melhor para as próximas gerações, promovendo regeneração ambiental e valorizando a experiência dos clientes. Até hoje já foram quase 500 árvores plantadas.

“Ao comprometer-se a plantar uma árvore para cada expatriado movido, a PremierDS não só reduz seu impacto ambiental, como também oferece a seus clientes uma oportunidade significativa de contribuir para a conservação ambiental. Esta iniciativa é um testemunho da liderança da PremierDS em ESG, estabelecendo um forte exemplo de práticas sustentáveis no setor de mobilidade global”, explica a empresa. O projeto é liderado por Rodrigues, também responsável pelo case vencedor na categoria de Gestão de Talentos.

Categoria: Melhor Parceria em Talent Mobility
Título: Parceria e Expertise – Garantindo a Restituição do CEO Expatriado.
Empresa: Personal Tax Brasil

Ao assessorar um CEO expatriado, a Personal Tax Brasil identificou uma oportunidade de restituição fiscal superior a € 100.000. Apesar do curto prazo, da ruptura do contrato inicial e da reestruturação da equipe do cliente, a Personal Tax Brasil demonstrou expertise e agilidade. Renegociou o contrato, coordenou a documentação e trabalhou em parceria com especialistas internacionais, garantindo a restituição dentro do prazo.

“O caso ilustra a importância da comunicação eficiente e do trabalho em equipe em cenários complexos”, comenta Dennis Alves, sócio da Personal Tax Brasil, sobre o projeto contemplado no Brazil Talks Awards.

(Foto: Roberto Oya)

Case de Maior Impacto em Diversidade e Multiculturalidade
Ação: Área Construída com Expatriados para Auxílio de Estrangeiros no Brasil
Empresa/profissional responsável: Douglas Ferracini

“Com a existência desse desafio, a área de mobilidade internacional trouxe a opção da expatriação de funcionários oriundos da empresa chinesa, formando uma área basicamente de auxílio de vendedores chineses que moram no Brasil, para desenvolvimento de suas lojas e serviços digitais na plataforma de negócios. Tal projeto mostrou a forma do global mobility não só para e dentro da empresa, mas para a sociedade de estrangeiros no Brasil”, explicou Ferracini sobre a iniciativa.

(Foto: Roberto Oya)

Categoria especial

A edição deste ano teve ainda uma categoria especial, o prêmio de Profissional de Talent Mobility do Ano, que contou com sete indicados que passaram por votação junto a outros integrantes do setor. Todos os candidatos contam com larga experiência em Global Mobility e são amplamente reconhecidos pelos projetos no qual se encontram inseridos.

Ao final do processo, a eleita foi Natacha La Farciola, Gerente de International Assignments & Benefits da Scania na América Latina.

“Este prêmio não é apenas uma conquista pessoal, mas também um reflexo do apoio de colegas, líderes e equipes com quem trabalhei e ainda trabalho. Ele me inspira a continuar promovendo exemplos sólidos e também em impulsionar discussões na área de Talent Mobility, buscando soluções que facilitem o movimento de talentos pelo mundo e que valorizem os colaboradores que se desafiam, muitas vezes com sua família, em um grande propósito, sempre com muita coragem”, disse ela, em depoimento compartilhado com o MigraMundo após o evento.

Além de La Farciola, também disputaram o prêmio: Mariana Barros (Differance Intercultural), Camila Kamachi (BASF), Danilo Rodrigues (Premier DS), Mariana Montenegro (K2), Fabiana Ramos (Stellantis) e Vanessa Coutinho.

(Foto: Roberto Oya)

Sobre o Brazil Talks

O Brazil Talks foi criado em abril de 2020, logo no começo da pandemia de Covid-19, com o propósito de compartilhar conhecimentos e melhores práticas da área de Recursos Humanos e Mobilidade Global, por meio de atividades presenciais e online. Com o fim da emergência sanitária, tornou-se possível trazer todo esse networking também para o ambiente físico.

Além da premiação, também são promovidos no âmbito do Brazil Talks uma série de eventos presenciais e online com o intuito de gerar networking e conhecimento acerca de Mobilidade Global. Além disso, neste ano foi lançado o Brazil Talks e-Learning, braço educacional da iniciativa, que deve ganhar novos cursos a partir de 2025.


Quer receber notícias publicadas pelo MigraMundo diretamente no seu WhatsApp? Basta seguir nosso canal, acessível por este link

O MigraMundo depende do apoio de pessoas como você para manter seu trabalho. Acredita na nossa atuação? Considere a possibilidade de ser um de nossos doadores e faça parte da nossa campanha de financiamento recorrente

Publicidade

Últimas Noticías