publicidade
quarta-feira, janeiro 22, 2025

App usa inteligência artificial para criar solução pioneira voltada a nômades digitais

Idealizado por migrante e empreendedora argentina radicada no Brasil, NomadApp Visa é considerado o primeiro aplicativo de vistos no mundo voltado para essa comunidade

Atualizado às 8h55 de 12.dez.2024

Desde 2022 o Brasil é parte de um clube de países em significativo crescimento, o dos que contam com vistos específicos para nômades digitais. De olho nesse público, que tem um tamanho estimado em 38 milhões de pessoas em todo o mundo, a Immigration Consulting, empresa de consultoria em mobilidade humana e gestão empresarial, lança oficialmente nesta quinta-feira (12) o NomadApp Visa, considerado o primeiro aplicativo de vistos voltado para essa comunidade no mundo.

Desenvolvido para simplificar a solicitação de vistos de nômades digitais no Brasil e na Argentina, o NomadApp Visa busca ir além de ser apenas uma ferramenta. Utilizando inteligência artificial (IA), o aplicativo automatiza processos, identifica fraudes e agiliza trâmites, garantindo segurança e eficiência. O app está disponível para download tanto para celulares com sistema Android quanto para iOS.

NomapApp Visa, voltado especialmente à comunidade de nômades digitais. (Foto: Reprodução)

“Esses profissionais não só buscam soluções práticas para seus deslocamentos, mas também contribuem significativamente para as economias locais. Em 2023, na Colômbia, os nômades digitais movimentaram cerca de 10 milhões de dólares e geraram milhares de empregos. Agora, imagine replicar esse impacto em um país continental como o Brasil”, aponta Karina Chuquimia, fundadora e diretora da Immigration Consulting e idealizadora do app.

Migrante argentina e residente no Brasil há 15 anos, Chuquimia é advogada habilitada a exercer a profissão nos dois países, além de especialista em imigração e negócios internacionais, palestrante e mentora. A partir de sua experiência cotidiana, combinada com formação adacêmica que engloba gestão de pessoas e treinamento intercultural, ela vê no aprendizado contínuo e na evolução disruptiva os elementos básicos para gerar soluções de grande impacto para a mobilidade humana, reforçando-a como um vetor de desenvolvimento.

O lançamento do NomadApp Visa posiciona ainda a Immigration Consulting como a primeira empresa de imigração na América Latina a usar a Inteligência Artificial para gerenciamento de processos.

“Com o lançamento deste aplicativo, a Immigration Consulting reafirma seu compromisso em conectar pessoas, empresas e oportunidades por meio de uma plataforma inovadora que vai muito além das soluções tradicionais”, reforça Chuquimia.

Além da Immigration Consulting, fundada em 2016, Chuquimia também criou em 2023 a IntGrows, empresa de consultoria focada em empreendedores e startups que desejam investir e atuar no mercado latino-americano, incluindo o Brasil.

A advogada argentino-brasileira Karina Chuquimia, idealizadora do NomadApp Visa.
(Foto: arquivo pessoal)

O que são nômades digitais

Em linhas gerais, o nômade digital é um indivíduo que aproveita a tecnologia para realizar as tarefas de sua profissão de maneira remota e não depende de uma base fixa para trabalhar – uma filosofia que pode ser definida como “o escritório é praia, no campo, oonde quiser e reunir condições”. Ele também é tecnicamente considerado um tipo temporário de migrante.

Por não ocupar vagas de trabalho oferecidas no país de residência e ao mesmo tempo movimentar a economia local por meio de seus hábitos de consumo, os nômades digitais têm sido alvo de regulamentações específicas mundo afora que visam atrair esse tipo de pessoa.

Os dados sobre países que introduziram os vistos para nômades digitais divergem de acordo com a fonte. Especialistas em impostos apontam para fontes compiladas por nômades digitais, como a nomadgirl.co, apontam para 58 países oferecendo-os. Já um levantamento da Global Citizen Solutions, lançado em julho deste ano, indica 65 países com essa regulamentação – a lista, contudo, não inclui o Brasil, que conta com o visto para nômade digital desde o começo de 2022.

De modo geral, esse visto específico para nômade digital permite que viajantes consigam residir legalmente em um país distinto do que nasceu e trabalhar de forma remota por um determinado período de tempo. Os critérios variam bastante de um país para outro.


Quer receber notícias publicadas pelo MigraMundo diretamente no seu WhatsApp? Basta seguir nosso canal, acessível por este link

O MigraMundo depende do apoio de pessoas como você para manter seu trabalho. Acredita na nossa atuação? Considere a possibilidade de ser um de nossos doadores e faça parte da nossa campanha de financiamento recorrente

Publicidade

Últimas Noticías