publicidade
quinta-feira, janeiro 23, 2025

Com ajuda do público, Museu da Imigração abre instalação videográfica que homenageia famílias

Os questionamentos sobre a origem dos sobrenomes, as conexões familiares e as trajetórias dos antepassados permeiam o imaginário humano desde sempre. Com base nas reflexões e nesses significados, o Museu da Imigração de São Paulo, no bairro paulistano da Mooca, inaugurou a instalação videográfica “SobreNomes”.

A produção está localizada na entrada da exposição no primeiro andar do edifício e o ingresso para visitar esse espaço é R$ 10. Aos sábados, a entrada é gratuita. A exposição fica exposta no museu até o dia 30 de junho.

Sobrenomes de diferentes origens, de famílias que vieram no passado e das que chegaram ao Brasil recentemente foram enviados pelo público entre os meses de novembro e dezembro de 2019.  A ação interativa captou, ao todo, mais de 1.600 registros.

Sobrenomes do passado e do presente

“Ao inaugurar uma instalação que foi produzida colaborativamente, com a contribuição do público e participação até mesmo de pessoas que estão fora do País, buscamos que ainda mais famílias se sintam hoje representadas nos espaços do Museu. Para nós, é muito importante aproximar as pessoas do dia a dia da instituição e instigar uma percepção sobre a relação da imigração no passado e no presente”, reflete a diretora executiva do Museu, Alessandra Almeida.

O objetivo é que a instalação dê continuidade ao grande painel de madeira da exposição de longa duração “Migrar: experiências, memórias e identidadesEle foi confeccionado com o propósito de prestar uma homenagem aos migrantes que passaram pela Hospedaria do Brás durante o seu funcionamento (1887 – 1978), que conta com cerca de 12 mil registros entre os mais pesquisados no acervo digital do museu. 

Essa ação interativa visou aproximar as histórias da antiga Hospedaria e as das milhares de pessoas que, hoje, não se reconhecem representadas nessa parede tão afetiva para os visitantes.

Mural na exposição permanente do Museu da Imigração de São Paulo com sobrenomes de pessoas que passaram pela antiga Hospedaria do Brás.
(Foto: Rodrigo Borges Delfim/MigraMundo – mar.2019)

Serviço

Instalação Videográfica “SobreNomes”
Período: 18 de fevereiro a 30 de junho
Horário: terça a sábado, das 9h às 17h; domingos, das 10h às 17h
Entrada: R$ 10 (aos sábados, entrada gratuita)
Local: Museu da Imigração (R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca)


*Venha ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo! Veja nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

*Gostaria de receber notícias do MigraMundo diretamente em seu WhatsApp? Basta acessar este link e entrar em nosso grupo de distribuição de conteúdo

Publicidade

Últimas Noticías