“Encerrei hoje mais um importante ciclo como Coordenador Geral de Política Migratória no Departamento de Migração do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A migração nos ensina que o verdadeiro lar não está em um lugar determinado, mas nas pessoas com as quais compartilhamos os sonhos, os projetos e a visão de um mundo com justiça social para todos. Através da migração, descobrimos que somos capazes de nos adaptar às novas realidades e nos reinventarmos, de sermos resilientes”.
Com essas palavras, o Coordenador Geral de Política Migratória da Secretaria Nacional de Justiça, Paulo Illes, anunciou pelas redes sociais nesta terça-feira (4) sua saída do governo federal. Ele pediu exoneração do cargo por questões familiares e de saúde.
“Estou saindo apenas de um cargo no governo, mas jamais da pauta migratória. Volto a São Paulo para cuidar da minha saúde e da saúde da minha família. Continuaremos unidos, como sempre estivemos, na defesa dos direitos das pessoas refugiadas, migrantes e apátridas. Há ainda muito para ser construído nesse campo e seguiremos juntos nessa caminhada”, completou o agora ex-Coordenador Geral de Política Migratória do Ministério da Justiça.
Trajetória e balanço
Com uma longa trajetória junto à sociedade civil em defesa de direitos de migrantes no Brasil, Paulo Illes foi o primeiro Coordenador de Políticas para Imigrantes na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo, de maio de 2013 a março de 2016. Durante esse período, consolidou-se o que se encontra atualmente na Política Municipal para a População Migrante, em vigor na capital paulista desde o final de 2016.
Em entrevista ao MigraMundo no começo de 2017, Paulo Illes classificou como um de seus maiores desafios o o o fato de ter de “começar do zero” essa política pública.
Illes estava no cargo desde o começo de 2023 e também participou da equipe que fez o trabalho de transição entre a gestão Bolsonaro (2019-2023) e o governo atual. Nesse tempo, destacou como conquistas alcançadas o trabalho em questões relativas à regulamentação da Política Nacional Migratória (que segue pendente e passou por processo de cosulta pública em 2023); na elaboração da Comigrar (Conferência Nacional de Migração, Refúgio e Apatridia), que ocorreria nesta semana e foi adiada para novembro, em data a ser definida; e também a formação da Rede Nacional de Cidades Acolhedoras, lançada em novembro passado.
Um resumo executivo das atividades feitas pela Coordenação Geral de Política Migratória foi compartilhado por Illes junto com o anúncio de sua exoneração, com dados sobre as iniciativas descritas acima. Elas serão abordadas em breve por próximas matérias do MigraMundo.
“O governo Lula representou, desde o início, uma esperança para todas as pessoas que vivem no Brasil, nascidos aqui ou não. Tive o privilégio de estar nesse movimento desde a transição e estou certo de que teremos muitas conquistas pela frente. Agradeço imensamente a parceria e compromisso da minha equipe maravilhosa que enfrentou com ousadia e coragem todos os desafios colocados!”, finalizou.
No intervalo entre a passagem pela Prefeitura de São Paulo e o governo federal, Illes voltou a trabalhar com a sociedade civil em São Paulo e também esteve em Portugal e na França pela OCU (Organisation pour une Citoyenne Universelle), entidade pela qual atuou até voltar ao Brasil para integrar o Ministério da Justiça.
NOTA: diferentemente do que constava em versão anterior deste texto, a foto que ilustra a reportagem é de Maria Fernanda Stoski/SEJU, e não de Arquivo Pessoal. O material já se encontra corrigido
Parabéns Paulo pelo empenho, dedicação, incentivo, as sementes que sementes, asluzes que iluminaste toda caminhada.
Acredito que foi a decisão certa. Como você disse:A migração….é o lar onde com as pessoas, nas pessoas e pelas pessoas que comparamos os sonhos, conquistas e a vida. Que Deus continua abençoando e iluminando sua vida, sua família, sua missão e seu trabalho.
Todos que trabalhamos com migração só podemos dizer “Muito obrigado”. Que sua nova jornada seja leve e que novas conquistas esteja no seu caminho.
*estejam
Desejo tudo de bom e muita saúde para o grande parceiro Paulo Illes, sua família e equipe. Muito obrigado Paulo por tudo aquilo que já construístes em prol da causa migrante e contamos contigo, logo mais, para a muitas conquistas que teremos pela frente. Grande abraço!
Parabéns Paulo Illes, pelo trabalho realizado em favor daqueles que precisam de apoio e esperança. Obrigada por seres presença de nosso mestre São João Batista Scalabrini no meio dos migrantes. Cuida da saúde e de quem te certa. Grande abraço!